Reflexão do dia

As palavras voam, os escritos permanecem.

sábado, 17 de dezembro de 2016

É tempo de união

Bom dia queridos leitores!
Acordei neste dia com vontade de fazer uma reflexão junto de vocês.
Muitas vezes pensamos que estar unido é estar junto o tempo todo, é compartilhar os mesmos pensamentos e promover as mesmas ações. Depois de muito "bater a cabeça" nesse quesito, eu digo: união NADA TEM A VER com compatibilidade de idéias e ideais. Na realidade é bem ao contrário: a melhor forma de promover a união é saber ser tolerante com as DIFERENÇAS. Sim meus amigos, precisamos nos desapegar desse ego que insiste em nos fazer crer que a nossa maneira de pensar e lidar com as coisas é a mais correta. Esse controle é tão ilusório quanto o pote de ouro no final do arco íris.
Aos poucos vamos compreendendo que é melhor observar, com calma e compreensão os movimentos da vida. Somos crianças diante dos dias, dessas que fazem birra, que ficam de "mal", que se jogam no chão para chamar a atenção, que pedem carinho, que querem PERTENCER, e não digo isso tudo no mau sentido, digo na mais pura intenção de mostrar que somos ETERNOS APRENDIZES DA VIDA.
Praticar a tolerância requer muito, mas muuuito desapego do que somos e conhecemos. Requer deixar de lado nossas verdades para acolher as verdades do próximo. Tudo muda constantemente: O Sol dá lugar à Lua, estrelas nascem e morrem a todo instante, o dia vira noite, a nuvem enche, a chuva cai, o vento leva embora, a água corre nos rios e agita nos mares, tudo sempre em constante MOVIMENTO. Nós também mudamos, e muito! Dia após dia, um passo de cada vez, rumamos o essencial de nós mesmos. Pouco a pouco vamos reconhecendo nossa missão, pouco a pouco vamos direcionando o olhar crítico a nós mesmos sem culpa, pois os erros já não causam mal ao ego. Pouco a pouco, estação à estação vamos amadurecendo.
Não pense que está perdido, na verdade, você está crescendo, está mais consciente, está mais antenado ao seu coração.
Já percebeu que somos muito mais tolerantes com os de fora do que com nossos próprios parentes?
Acho que fazemos isso por crer que temos propriedade sobre quem convive diretamente conosco. A gente magoa muito mais os nossos porque conhecemos as feridas. A gente se fere muito mais entre família porque o valor do que pensam é inestimável. Em família todos somos cúmplices. Em família todos conhecemos os defeitos e qualidades uns dos outros. Em família falamos o que pensamos sem filtros. A tolerância vai embora rapidamente porque temos o conceito de que família sempre PERDOA. Queridos leitores, esse é um grave erro. Essa mesma que vos escreve já o cometeu inúmeras vezes. Mas como diz o título, é tempo de UNIÃO. Como praticá-la fora se nem mesmo dentro de casa conseguimos?
Portanto queridos leitores, este é meu convite: pratique a união dentro de casa, e o faça antes que seja tarde. Perdoe seu pai, sua mãe, seus irmãos, e todos os seus interna e profundamente, e tenha coragem de pedir perdão. Não postergue um abraço de reconciliação. Aqui e agora é a sua oportunidade. Você não estará se humilhando, estará se exaltando. Você estará criando um laço forte de harmonia para consigo mesmo. Você estará plantando sorrisos no céu. Você escolheu essa família! Essa família te escolheu! Perto ou longe, faça o teste, não tenha medo. Um mundo novo se abrirá para você.
Você é a LUZ da sua família.
É tempo de união, aproveite e seja muito feliz!




7 comentários: